Yoga para nós é, tanto a prática, quanto o objetivo em si, alcançar esse estado de união do ser com o Todo.
A forma de alcançar esse estado tem sido alvo de estudo de muitas modalidades, com suas visões particulares, e estilos de prática, mas pela experiência que vem com o tempo e a vida, a resposta está no estudo das escrituras e de Vedanta. Pretendemos que na nossa escola essa aliança ao estudo seja constante, sendo para tal necessária a orientação de um Professor.
Cabe então deixar a nossa gratidão ao nosso professor Paulo Abreu Vieira, pela sua disponibilidade em colaborar na FreeFlow, com a sua simpatia e acessibilidade na comunicação, contribuindo para nos elucidar na aprendizagem das escrituras antigas.
Percebemos também que a prática do yoga na sala de aula deve ser mais do que apenas treino de posturas; seguimos como base, os fundamentos ou alicerces, definidos por Patanjali, as normas éticas do Yoga: yamas e niyamas, fomentando que, na sala são ensinadas as técnicas, para o aluno levar para casa e as utilizar, no seu dia-a-dia, nas suas relações, no seu trabalho, melhorando os seus hábitos de vida e cuidados pessoais, abrindo a consciência dessa interligação entre todos os seres, promovendo a bondade, a auto-aceitação, e o cuidado com o ambiente, a nossa casa, o planeta, a Terra.
Dessa forma a aula será um bom contributo para a manutenção e incremento da saúde de cada um, de forma abrangente, para além do físico, emocional e mental.
Yoga é assim, para nós, uma forma de dançarmos na vida, com liberdade, para poder sermos quem somos, e a cada instante os podermos descobrir, encontrar e conhecer melhor, acolhendo as nossas capacidades e fragilidades, como sendo naturais, mas sempre cultivando uma satisfação em cada momento que que experimentamos a liberdade, que é já a nossa natureza, enquanto pura existência.
Preconizamos um ambiente descontraído dentro e fora da sala de prática, e proporcionamos momentos de intensificação do conhecimento e prática, com oficinas regulares, encontros, retiros, cursos de formação, e abraçamos outras modalidades de yoga, estilos de prática, diferentes visões do yoga, que sejam contributos favoráveis ao auto-estudo e aprendizagem, de quem nos visita.
Por isso o nosso yoga tem várias inspirações, vai evoluindo no tempo e no espaço, e adquire o seu nome Free Flow.
Dessa forma vitalizamos pessoas e acendemos consciências.